Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.
Porque o meu jogo é suave e o meu fardo é leve"
Mateus 11:28-30
Dizia-se daqueles que se comprometeram a segui-la, obedecê-la e praticá-la, que haviam se colocado sob o "jugo da lei". Da mesma forma, o conjunto de interpretações que os rabinos defendiam a respeito da lei de Moisés era chamado de "jugo do rabino" - cada rabino tinha o seu jugo. Jesus está dizendo que os religiosos de sua época impunham um peso exagerado, um jugo pesado demais, a seus seguidores. Na verdade, as exigências da lei são demasiadas para qualquer ser humano. E por essa razão Jesus nos convida a que nos coloquemos debaixo de seu jugo suave.Ele se dirige aos que estão sobrecarregados, aos que vivem na angústia constante de tentar cumprir a lei e obedecer a Deus. Jesus fala com os que se encontram no limite de suas forças e ainda assim não encontram o que tanto buscam. Sua palavra vai em busca dos que tentam ser perfeitos para agradar a Deus, receber a aprovação de Deus e fazer por merecer o amor de Deus. "Vocês, que estão sobrecarregados", diz Jesus, "venham comigo que lhes darei descanso".
Percebe-se pelo evangelho que religião é a mecânica pela qual o ser humano tenta agradar a Deus. Religião é o que você tenta fazer para Deus; o evangelho é o que Deus, em Jesus, faz por você. Por isso Jesus nos convida a nos colocarmos debaixo de seu jugo, porque é ali que encontramos descanso. O descanso que Jesus nos dá.
A perfeição é impossível para nós, mas o amor de Deus, revelado em Jesus, acolhe a cada um de nós, inclusive e apesar de nossas imperfeições.
Por: Yuri
Nenhum comentário:
Postar um comentário