quarta-feira, 22 de agosto de 2018

Cronograma Capilar Brasileiro. - CCB

Bem vindos ao Meu Cantinho.

Hoje vim falar de um de um cronograma capilar diferente que me atraio e muito, ele é feito especificamente para nos brasileiros, pois convivemos com o sol quase todo ano e não gostamos de perder muito tempo.


Marlon Bruno lançou em 2012 um conceito para satisfazer, de uma vez por todas, os problemas de tratamento dos cabelos para brasileiros, mas não foi simplesmente lançar o conceito, ele estudou e testou desde 2006, como é cabeleireiro foi mais fácil os testes, pois tinha mais que uma pessoa testando por vez. Usando o conceito e comprovando que da certo continuou a usar em seu salão em Belo horizonte/MG.


Qual a diferença do cronograma capilar para cronograma capilar brasileiro?



“R: o cronograma capilar está inserido na premissa de 3 fases: hidratação, nutrição e reconstrução. E nele você faz todas as fazes intercalando-as.
Já no cronograma capilar brasileiro os princípios são: força, disciplina, textura e cor.”

Eu gostei deste programa porque requer menos tempo, você mesmo decide o que quer melhorar no seu capelo e sem precisar ir sempre ao salão, coisa que mesmo com o cronograma é necessário.

Agora vocês devem está querendo saber como é este programa, certo? Vamos a ele estão vocês vão precisar de shampoo, condicionador, creme de tratamento, leave-in (produto sem enxague) e reparador de ponta (Desfrisante). Tentem investir nos melhores.

:D parece brincadeira, mas não é.

PRIMEIRO você identifique como é o seu cabelo.
  1. Ele é forte, quebradiço ou fraco?
  2. Ele tem disciplina, é volumoso, rebelde, frizzado ou indisciplinado?
  3. Ele está opaco, sem brilho, sem maciez, áspero, poroso ou a textura está boa?
  4. Ele tem tintura, mechas ou é virgem?
Vou reescrever os exemplos que ele usou para fazermos intender como saber como é nosso próprio cabelo.

>No CCB a força é o elemento que vai ser a sustentação de todos os outros itens, ou seja, é obrigatório repor ou dar fortalecimento ao fio para que ele não se desgaste com o tempo e ações para então conseguir o resultado desejado, seja deixa-lo macio, controlado, enfim...
O cabelo está sempre apto a perder força, até mesmo um cabelo virgem que não faz escova, por conta dos agentes como o sol (uva, uvb) e ate mesmo água (cloro, calcário, enxofre).

>O mais importante nesse conceito são duas coisas: a necessidade do cabelo e o gosto pessoal do praticante. Vejamos por que.

>Imagine uma pessoa que tenha o cabelo muito volumoso, com cachos saltitantes, que faça tintura e por conta disso o cabelo está áspero. O detalhe do gosto é que essa pessoa ama ter o cabelo rebelde.
Para essa pessoa iremos, como já dito, ter obrigatoriamente o item força e iremos adicionar o item cor para proteger o fio de perder a cor do cabelo e iremos adicionar também o item textura afim de devolver o brilho e maciez (toque) ao fio, mas não colocando o item disciplina pois a pessoa no nosso exemplo não quer deixar de ter os cabelos rebeldes.

>A pessoa tinha o cabelo virgem legalzinho e foi ao salão faz uma coloração e posteriormente algumas mechas. Ela percebeu quer o cabelo ficou mais fragilizado, agora com uma cor diferente e que também a textura (toque) do cabelo ficou mais áspera. O cabe dela não tem volume e tem boa disciplina, sem feizz.
Essa pessoa terá os itens nos seus produtos diários: força, textura e cor.

SENGUNDO e o mais importante, como escolher um kit diário com as necessidades e preferencias. Os cinco produtos: shampoo, condicionador, creme de tratamento, leave-in (produto sem enxague) e reparador de ponta (Desfrisante), têm concentrassem distintas. Vamos dizer que vou comprar uma linha de produtos uma determinada marca que tenha óleo de Argan.

Nessa linha a mascara hidratante terá maior concentração que o leave-in e o desfrisante, que terá maior concentração que o condicionador, que terá maior concentração que o shampoo.

Concentração de que? De Óleo de Argan.

Então ficara assim:
  1.  Máscara de tratamento;
  2.  Leave-in/ Desfrisante;
  3.   Condicionador;
  4.   Shampoo.
Agora o exemplo para maior entendimento:

>Então vou dar um exemplo de como montar um kit legal:
Uma mulher tem os cabelos com mechas, mas está sem brilho e tem um pouco de volume. Para ela o mais importante é manter a cor sem desbotar e realçar a mesma, devolver o brilho do cabelo e ela que controlar o volume.
Ela deverá ter um shampoo item DICIPLINA, condicionador item BRILHO, mascara item COR e outro produto item FORÇA que pode ser segundo shampoo ou o leave-in ou mesmo a mascara para alternar com a outra.

Agora que sabe a ordem de prioridade do seu cabelo e ordem de concentração dos produtos, podemos ir ao TERCEIRO passo que é saber o que saber que produtos dão força, disciplina, textura e cor.


FORÇA:

Aminoácido;
Proteínas;
Elastina;
Colágeno;
Carboidrato.


COR:
Ceramidas;
Ácidos de Frutas;
Extrato de Grapefruit;
Óleo de Cranbrry;
Filtro Uva, Uvb e Uvc (uma já basta);
Cristais de Mica.

DISCIPLINA:
Oliva;
Cera de Candelila;
Óleo de Macadâmia;
Óleo de Abacate;
Óleo de Moringa;
Óleo de Amêndoa;
Óleo de Pracaxi;
Refinadores catiônicos;
Manteiga de Karité.


TEXTURA:
Mel;
Óleo de coco;
Óleo de Damasco;
Óleo de Ojon;
Óleo de Argen;
Óleo de semente de uva (ou somente uva);
Nanoceramidas;
Ácidos Graxos.

Pronto. Agora é só comprar o seu kit como você planejou :D

Se você quiserem ler uma matéria mais detalhada sopre o para cronograma capilar brasileiro 

 Faça do Meu Cantinho o Nosso Cantinho
Até a próxima postagem 人生の美女 (Belezas da vida).

Nenhum comentário:

Postar um comentário